Algo de Físico na Escrita

Algo de físico na escrita”, com Ricardo Aleixo

Curadoria: Selma Caetano
Direção: Murilo Alvesso

Finalista do prêmio Oceanos 2018 com Antiboi, o poeta mineiro Ricardo Aleixo associa de modo singular a experimentação formal e o sentido crítico em relação às questões sociais, em particular o racismo. Enquanto negro, faz a radicalidade estética extravasar do livro para performances em que corpo e identidade servem de suporte para questionamentos éticos tão afiados quanto sua poética.

• Gonçalo M. Tavares
    "Escrever é um ato físico, quase uma disciplina de atleta".
    Gonçalo M. Tavares
  • Eucanaã Ferraz
    Eu sempre quis ser alguém capaz de criar coisas”.
    Eucanaã Ferraz
  • Bernardo Carvalho
    Literatura é uma construção vital, minha vida seria uma droga sem ela”.
    Bernardo Carvalho
  • Silviano Santiago
    Importa-me primeiro ser lido. Em segundo lugar, importa-me ser compreendido. E em terceiro, ser bem compreendido”.
    Silviano Santiago
  • José Castello
    “Escrever crítica alimenta meus livros, escrever meus livros alimenta minhas crônicas, escrever minhas crônicas alimenta minhas ficções”.
    José Castello
  • Arthur Bispo do Rosário
    "O partido é só um, que é o do criador”.
    Arthur Bispo do Rosário
  • Sérgio Sant’Anna
    A literatura é um ato de prazer, que não deve ter segundas intenções”.
    Sérgio Sant’Anna
  • Maria Esther Maciel
    “A poesia, que é o espaço por excelência do não sabido, é o meio mais propício para trespassar as fronteiras das espécies”“A poesia, que é o espaço por excelência do não sabido, é o meio mais propício para trespassar as fronteiras das espécies”.
    Maria Esther Maciel