Conheça: Feiras e eventos literários; Serralves e Clarice Lispector

1_Portugal foi convidado especial das feiras internacionais do livro de Guadalajara, em 2018, e de Bogotá, em 2013. Mais recentemente, a Feira do Livro de Lima, no Peru, que seria realizada entre julho e agosto, também tinha o país como convidado de honra, mas foi cancelada devido à pandemia de covid-19. A doença tem levado, desde o início do ano, ao adiamento ou cancelamento de eventos e festivais literários — caso das feiras do livro de Leipzig, Colônia, Londres e Madri, e do Salão do Livro de Paris. Por outro lado, as lives com escritores vêm ganhando cada vez mais espaço e público. Saiba mais.

2_O Serralves em Festa, festival que ocorre no Porto desde 2003 e recebeu mais de 260 mil visitantes no ano passado, dá lugar agora a um passeio reflexivo. O Museu de Serralves foi reaberto com “O jardim da aprendizagem da liberdade”, primeira grande exposição de Yoko Ono em Portugal. Veja as fotos.

3_Neste ensaio, o escritor Silviano Santiago parte de Roland Barthes e Thomas Hobbes, e chega a Clarice Lispector para debater a escrita do medo – conceito, sentimento e realidade que o mundo, e sobretudo o Brasil, enfrenta mais intensamente nos últimos meses. O conteúdo está disponível no site da Suplemento Pernambuco.