Conheça: O que os países da África têm a dizer sobre a pandemia; Canal literário e mais

1. “Diante da desgraça, não seria sensato ouvir quem convive com a morte de perto?”, questiona o escritor e músico Kalaf Epalanga em sua coluna na revista Quatro Cinco Um. O autor analisa as consequências da Covid-19 no mundo e nos leva a refletir, a partir de países África ocidental e central que têm aprimorado práticas de isolamento e combate a surtos de outras doenças: “Por que não aproveitarmos essa oportunidade para ouvir o continente com mais experiência em enfrentar pandemias?”. Leia aqui.

2. Toda semana, o escritor e professor de literatura Wellington de Melo publica em seu canal do YouTube vídeos para quem quer se aprofundar no universo ficcional. Já foram apresentadas, por exemplo, aulas sobre foco narrativo, tom e atmosfera da narrativa e uso de adjetivos. Especialmente para os escritores, vale a pena acessar.

3. A jornalista e curadora do Oceanos Isabel Lucas entrevistou o escritor Sérgio Sant’Anna no Rio de Janeiro, em julho do ano passado, para a série “Viagem ao país do futuro”. A conversa foi veiculada na íntegra pelo jornal Público e pode ser lida aqui.