Cruzamentos literários, o podcast das literaturas em língua portuguesa

Fruto de uma parceria entre o Camões, I.P, por meio do Instituto Camões no Brasil, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Oceanos, teve início em 21 de janeiro de 2021 um novo podcast – Cruzamentos literários”.

O programa pretende mostrar como importantes escritores pensam o mundo, a literatura e o universo da língua portuguesa. Os episódios quinzenais, sempre às quintas-feiras, estão disponíveis no Spotify.

Durante o primeiro semestre de 2021, serão apresentados 12 podcasts com quatro curadores de diferentes nacionalidades conversando com 12 escritores de cinco países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.

No primeiro episódio, a jornalista, escritora e curadora portuguesa Isabel Lucas conversa com a escritora moçambicana Paulina Chiziane. O podcast é ilustrado com leituras de seu segundo romance, Niketche, pela escritora brasileira Veronica Stigger.

Primeira mulher moçambicana a publicar um romance, Paulina Chiziane, 65 anos, escreve sobre temas que mostram a pluralidade do país ancorados na tradição oral e com forte carga poética. Niketche trata da poligamia de modo a quebrar tabus e mostrar a diversidade cultural e geográfica de Moçambique. Nele, de forma nada panfletária, apela à solidariedade entre mulheres numa sociedade dominada pelos homens. Um livro que ajuda a entender a multiplicidade de universos não apenas moçambicanos, mas da própria língua portuguesa.

Ao longo da série, Isabel Lucas conversa ainda com os escritores brasileiros Cristovão Tezza e Noemi Jaffe.

O segundo episódio será apresentado pelo jornalista, crítico literário e curador brasileiro Manuel da Costa Pinto, em diálogo com o escritor português Mário de Carvalho. As leituras são da atriz e jornalista Carmem Morentzsohn. Na série, Manuel da Costa Pinto conversa também com o poeta cabo-verdiano José Luiz Tavares e com o ficcionista angolano José Eduardo Agualusa.

O terceiro episódio será apresentado pelo escritor e poeta angolano Ondjaki, que conversa com a escritora brasileira Ana Maria Gonçalves. As leituras ficam por conta da slammer e pesquisadora brasileira Roberta Estrela D’Alva. A série traz ainda diálogos de Ondjaki com o escritor português José Luis Peixoto e com o poeta moçambicano Mbate Pedro.

O quarto episódio será apresentado pela professora brasileira de literaturas africanas Rita Chaves, que conduz a conversa com o escritor angolano Pepetela. As leituras são do poeta brasileiro Ricardo Aleixo. Ao longo da série, Rita Chaves conversa também com o escritor brasileiro Milton Hatoum e com a escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso.

Os diálogos de Cruzamentos literários procuram dar a conhecer o modo como os escritores convidados – ficcionistas e poetas que têm contribuído com a produção contemporânea em língua portuguesa – partilham a herança cultural do idioma e valorizam sua plurinacionalidade. O que os aproxima e o que os afasta?

O podcast “Cruzamentos Literários” integra a Programação Cultural da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e conta com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil.