Festivais

DATA LOCAL FESTIVAL SITE DESCRIÇÃO
27 de abril a 5 de maio Poços de Caldas, Minas Gerais Brasil Flipoços – Festival Literário de Poços de Caldas Com o tema “Literatura Sem Fronteiras”, a Flipoços propõe, nesta edição, um diálogo mais próximo entre as literaturas brasileira e latino-americana.
13 a 18 de maio Mindelo, Ilha de São Vicente, Cabo Verde II Encontro Tchon-poesia Com uma programação diversa, o encontro busca promover o diálogo entre a poesia e a população da Ilha de São Vicente, em Cabo Verde.
24 a 26 de maio São Paulo, Brasil Literáfrica – II Encontro Internacional com Escritores Africanos Visando fortalecer os laços entre Brasil e o continente africano, o Literáfrica Brasil acontece pelo segundo ano consecutivo em São Paulo e comemora o Dia da África em 25 de maio.
29 de maio a 16 de junho Lisboa, Portugal 89ª Feira do Livro de Lisboa A tradicional Feira do Livro de Lisboa, que acontece desde 1930, chega a sua 89ª edição. Além da feira, o evento oferece ao público programação cultural, com lançamentos de livros e mesas de discussão.
14 a 17 de junho Lousã, Portugal II Festival Literário Internacional do Interior – Palavras de Fogo Em homenagem às vítimas dos incêndios florestais em Portugal, em 2017, o Festival “Palavras de Fogo” chega à sua 2ª edição.
19 a 23 de junho Araxá, Minas Gerais, Brasil VIII Fliaraxá – Festival Literário de Araxá Com o tema “Literatura, Leitura e Imaginação”, o festival explora diferentes gêneros, estilos e diálogos com outras linguagens, como cinema, teatro e música. O autor homenageado será Valter Hugo Mãe, dando sequência à política de aproximação do evento com a literatura lusófona.
27 a 30 de junho Sal, Ilha do Sal, Cabo Verde Festival de Literatura – Mundo do Sal Em 2019, a 3ª edição do festival de literatura da Ilha do Sal, em Cabo Verde, homenageia o escritor alemão Goethe e a escritora cabo-verdiana Orlandas Amarílis.
10 a 14 de julho Rio de Janeiro, Brasil Flip – Festa Literária Internacional de Paraty Em sua 17ª edição, a Flip homenageará Euclides da Cunha. A curadoria da editora Fernanda Diamint pretende ampliar a diversidade evento, trazendo autores de diferentes gêneros – ficção e não-ficção – e buscando novos formatos de mesas literárias.
7 a 11 de agosto Salvador, Bahia, Brasil Flipelô – Festa Literária Internacional do Pelourinho Organizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, a Flipelô chega à sua 3ª edição com homenagem a Castro Alves, ressaltando a admiração de Jorge Amado pelo poeta.
setembro Santos, São Paulo, Brasil 10ª Tarrafa Literária A Tarrafa Literária, proejto que completou uma década em 2018, leva a Santos debates sobre literatura com a presença de escritores nacionais e internacionais.
10 a 20 de outubro Óbidos, Portugal FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos A 5ª edição do FOLIO, que acontece em Óbidos, Vila Literária portuguesa, acolhe autores e leitores para refletir em torno do tema “O Tempo e o Medo”.
outubro Mindelo, Ilha de São Vicente, Cabo Verde Morabeza – Festa do Livro de Cabo Verde A Festa do Livro de Cabo Verde chega à sua 3ª edição com um histórico diverso de programações culturais e nomes importantes das literaturas em Língua Portuguesa.
novembro Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil Feira do Livro de Porto Alegre Além da tradicional feira de livros, inaugurada em 1955, o evento conta com mesas de discussão, oficinas, palestras e programações artísticas.
1 a 4 de novembro Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil Fórum das Letras O Fórum das Letras acontece anualmente na cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, e apresenta debates, exposições e apresentações artísticas voltadas para adultos e crianças.
diversas Oeiras, Piauí; Salvador, Bahia; São Paulo, São Paulo, Brasil Balada Literária Este ano, a Balada Literária passa por cidades do Piauí até chegar em agosto a Salvador e em setembro a São Paulo. Os homenageados são o educador Paulo Freire e professor e poeta Elio Ferreira.
2020
fevereiro Póvoa de Varzim, Portugal 21º Correntes D’Escrita O festival literário Correntes D’Escrita, um dos mais tradicionais de Portugal, chega em 2020 à sua 21º edição.
março Macau, China IX Festival Literário de Macau Macau, região administrativa da China, tem a língua portuguesa como segundo idioma oficial. O festival reúne anualmente escritores, editores e artistas de diversas outras linguagens.

Sentiu falta de algum festival? Escreva para a Associação Oceanos: lpiana@associacaooceanos.pt.