Oceanos na Flip 2019

A Associação Oceanos participa da programação paralela da Flip — Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece entre os dias 10 e 14 de julho de 2019, com um programa pautado em encontros entre escritores de língua portuguesa de diversos continentes e diferentes saberes.

Casa Paratodxs, quinta-feira, 11, às 19h

A jornalista portuguesa e curadora do Prêmio Oceanos Isabel Lucas participa, junto a Wellington de Melo, editor da Cepe — Companhia Editora de Pernambuco, da mesa Viagem ao País do Futuro, que apresenta um roteiro de viagem pelo território brasileiro através da literatura nacional — projeto ensaístico inédito realizado por Isabel em parceria com a Cepe e com a Associação Oceanos. Os ensaios serão veiculados mensalmente, a partir de julho, no Suplemento Pernambuco e no periódico português PÚBLICO, e posteriormente reunidos em livro a ser publicado pela Cepe. O primeiro ensaio tratará da obra de Euclides da Cunha, autor homenageado da Flip neste ano.

Casa Edições Sesc, sexta-feira, 12, às 11h

A jornalista e escritora portuguesa Isabel Lucas e o poeta e editor moçambicano Mbate Pedro conversam sobre Língua Portuguesa e Cultura Moçambicana.

Casa Paratodxs, no mesmo dia, às 19h

A gestora cultural e curadora do Oceanos Selma Caetano apresenta o poeta moçambicano Mbate Pedro e Vácuos, livro finalista da edição de 2018 do Prêmio Oceanos, editado no Brasil pela Cepe. Em seguida, haverá sessão de autógrafos de Vácuos.

Casa Edições Sesc, sábado, 13, às 19h

Isabel Lucas e o cineasta português Miguel Gomes — convidado oficial da Flip — participam da mesa Os Sertões: Cinema e Literatura, em que discutem a obra de Euclides da Cunha a partir de diferentes perspectivas. A jornalista traz na bagagem ensaio inédito sobre a produção literária do autor; o cineasta trabalha na adaptação d’Os Sertões filme batizado de Selvajaria.

A Casa Edições Sesc está localizada na Rua Marechal Santos Dias, 430, e a Casa Paratodxs fica na Rua Comendador José Luiz, 237, ambas em Paraty, RJ. A participação é gratuita em todas as atividades.

Apoios: