Prêmio Portugal Telecom 2011

Valter Hugo Mâe vence na categoria romance e leva O Grande Prêmio Portugal Telecom

 

 

 

O escritor Rubens Figueiredo, com o romance Passageiro do fim do dia, Companhia das Letras, foi o grande vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2011. O segundo lugar ficou com o escritor português Gonçalo M. Tavares, com o poema épico Uma viagem à Índia, Leya, enquanto o terceiro lugar foi de Marina Colassanti, com o livro de memórias Minha guerra alheia, Record. O prêmio avaliou 380 romances, contos, poesias, biografias e dramaturgia em língua portuguesa publicados no Brasil em 2010.

A cerimônia comandada por José Wilker e Débora Bloch aconteceu na noite de 8 de novembro na Casa Fasano, São Paulo, e contou com performances artísticas inspiradas nos 10 livros finalistas.

 

Assista aqui a uma reportagem do programa Metrópolis, da TV Cultura, que noticia a premiação conquistada por Rubens Figueiredo e aborda a importância dos galardões literários. “O grande prêmio para o escritor é um conjunto de bons leitores“, diz Milton Hatoum. A reportagem ainda ouve Michel Laub e José Castello.

 

Assista aqui a uma entrevista do curador Manuel da Costa Pinto com Gonçalo M. Tavares, depois de vencer o Prêmio Portugal Telecom 2011, categoria poesia, com a epopeia moderna Uma viagem à Índia.

 

Finalistas do Prêmio Portugal Telecom 2011

No dia 14 de setembro, foram anunciados os 10 finalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2011.

 

O Júri que elegeu as obras finalistas foi formado por Antonio Carlos Viana, Beatriz Resende, Benjamin Abdala Júnior, Eneida Maria de Sousa, Heloisa Buarque de Holanda, Leyla Perrone-Moisés, Marisa Lajolo, Luiz Ruffato (representante da Região Sudeste), Maria da Glória Bordini (representante da Região Sul), Márcio de Souza (representante da Região Norte) e Regina Dalcastagné (representante da Região Centro-Oeste). A eles se uniram os curadores Lourival Holanda, Maria Esther Maciel, Regina Zilberman e Selma Caetano, consultora literária da Portugal Telecom.

 

 

Veja aqui os 10 finalistas do Portugal Telecom 2011.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Classificados do Prêmio Portugal Telecom 2011

Em cerimônia realizada em 23 de maio, no Palácio São Clemente, do Consulado Geral de Portugal, foram anunciados os 50 primeiros finalistas do Portugal Telecom 2011 – escolhidos entre 380 obras inscritas: 371 obras de autores brasileiros, 7 de autores portugueses e uma de autor angolano, todas publicadas no Brasil no ano de 2010

O Júri Inicial que selecionou os semifinalistas foi formado pelos 4 curadores do prêmio e por 306 profissionais do campo literário – como críticos, escritores e poetas de todas as regiões do Brasil.

Assista aqui a uma edição as 50 obras classificadas.

Clique aqui para ver a lista de 50 finalistas.

Clique aqui para conhecer os 310 membros do Júri Inicial.

Clique aqui para ver a lista dos 380 livros inscritos.

O Júri Inicial, que classificou as 50 obras entre as 380 inscritas, elegeu também o Júri Intermediário do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2011. Foram eleitos onze jurados entre os membros do Júri Inicial que, junto com os quatro curadores, formaram os júris que, em setembro, escolheram os 10 escritores finalistas e, em novembro, elegeram os vencedores.

Membros dos Júris Intermediário e Final:

Antonio Carlos Viana, Beatriz Resende, Benjamin Abdala Júnior, Eneida Maria de Sousa, Heloisa Buarque de Holanda, Leyla Perrone-Moisés, Marisa Lajolo, Luiz Ruffato (representante da Região Sudeste), Maria da Glória Bordini (representante da Região Sul), Márcio de Souza (representante da Região Norte) e Regina Dalcastagné (representante da Região Centro-Oeste). A eles se uniram os curadores Lourival Holanda, Maria Esther Maciel, Regina Zilberman e Selma Caetano, consultora literária da Portugal Telecom.