Prêmio Oceanos 2016

Vencedores do Oceanos 2016

Os vencedores de 2016 foram anunciados em cerimônia no auditório Ibirapuera, no dia 6 de dezembro.

A festa, comandada pelos curadores Selma Caetano e Manuel da Costa Pinto, combinou texto e música. A banda ‘Juliana Perdigão e os Kurva’ interpretou poemas e textos dos 10 livros finalistas musicados pelo compositor Romulo Fróes especialmente para a ocasião.

Os curadores Selma Caetano e Manuel da Costa Pinto; Juliana Perdigão e sua banda os Kurva; o compositor Romulo Fróes; e os quatro vencedores na festa de entrega dos troféus criados pela artista plástica Regina Silveira

 

O escritor português José Luís Peixoto foi o vencedor da edição 2016 com o romance Galveias. A resistência, romance do escritor paulistano Julián Fuks ficou em segundo lugar; o volume de poesia O livro das semelhanças, da poeta mineira Ana Martins Marques, em terceiro; e os contos de Maracanazo e outras histórias, do carioca Arthur Dapieve, em quarto.

José Luís Peixoto, Julián Fuks, Ana Martins Marques e Arthur Dapieve no Auditório Ibirapuera

Clique aqui para conhecer os livros vencedores.

Clique aqui para conhecer os jurados que elegeram os 4 vencedores.

 

Os 10 finalistas do Oceanos 2016

Os portugueses José Luís Peixoto e Gonçalo M. Tavares; os paulistanos Julián Fuks, Marcelo Rubens Paiva, Marcos Siscar e Nuno Ramos; a mineira Ana Martins Marques; os cariocas Arthur Dapieve e Eucanaã Ferraz; e o sergipano Antônio Carlos Viana, falecido após ter seu livro inscrito ao prêmio, foram os 10 finalistas do Oceanos 2016.

 

Vídeos sobre os livros finalistas e as performances realizadas na cerimônia final

 

Democraticamente eleitos pelo corpo inicial de jurados, o júri que avaliou as 50 obras semifinalistas para eleger as 10 finalistas foi formado pela professora Beatriz Resende, pelos escritores Cristovão Tezza, José Castello e Rodrigo Lacerda e pelos poetas Heitor Ferraz Mello e Sérgio Alcides, todos eles igualmente atuantes no campo da crítica literária.

Da direita para a esquerda: Heitor Ferraz, Cristovão Tezza, José Castello, Selma Caetano, Rodrigo Lacerda, Beatriz Resende, Manuel da Costa Pinto e Sérgio Alcides em reunião de avaliação das obras finalistas

 

Os 50 semifinalistas do Oceanos 2016

740 obras concorreram na primeira etapa da edição 2016 do Oceanos – cada uma delas lida e avaliada por três jurados diferentes.

Clique aqui para conhecer os livros semifinalistas.

Um júri formado por 42 profissionais do meio literário brasileiro avaliou os livros concorrentes para eleger as 50 obras semifinalistas — 18 livros de poesia, 24 romances, 7 livros de contos e 1 de crônicas.

Clique aqui para conhecer o júri que elegeu os 50 livros semifinalistas.

 

Clique aqui para conhecer o que a imprensa publicou sobre Oceanos 2016.